Por Paulo Vitor Costa
Aos 70 anos, o produtor rural Alberto Alves de Castro, da Fazenda São Paulo Apóstolo, na região da Boa Vistinha, em Bela Vista de Goiás, vive mais uma safra com entusiasmo e expectativas positivas. Com 1.100 hectares de soja plantados, ele reforça que a agricultura segue como paixão e tradição familiar, cultivada ao longo de 50 anos de história no campo.
Cooperado da Coapil há três anos, o produtor destaca o papel fundamental da cooperativa no desenvolvimento da propriedade. “Confio muito na Coapil. Sempre fui muito bem atendido e isso dá segurança pra gente seguir crescendo. A cooperativa é parceira, está com a gente no dia a dia”, afirma.
Além da soja, seu Alberto também mantém forte ligação com a pecuária. “Gosto muito do gado, mas participo bastante da lavoura também. A gente tem produzido bem, aprendido cada vez mais, e vamos ampliar a área nos próximos anos”, projeta.
Uma família que planta unida
A trajetória no campo é compartilhada com a esposa, Maria de Fátima Martins Castro, também de 70 anos. Casados há 52 anos, o casal construiu uma família dedicada, que segue os mesmos valores de trabalho, união e amor pela terra.
A filha do casal, Cristhyan Martins Castro Milazzo, advogada, participa ativamente da gestão da fazenda, contribuindo com organização, planejamento e acompanhamento das operações. O genro, Wesley Jordão Milazzo, médico, também oferece apoio constante, reforçando a força familiar na condução do negócio rural. O orgulho se completa com um casal de netos, que já acompanham e aprendem com o exemplo dos avós.
“É uma alegria ver a família envolvida. A força e o apoio deles fazem tudo valer ainda mais a pena”, destaca seu Alberto.
Silo ampliado garante segurança ao produtor
O produtor rural também comemorou a ampliação do armazém da Coapil em Bela Vista, reforçando a importância estrutural para os cooperados da região.
“Essa obra chegou na hora certa. Quando todo mundo colhe ao mesmo tempo, aperta. Agora, com o novo silo, vai melhorar demais. Já visitei as obras e fiquei muito satisfeito. É um armazém que atende muito bem, com serviço de qualidade”, disse.
Confiante no futuro da agricultura, seu Alberto reforça a importância da parceria com a cooperativa: “A Coapil dá suporte, orienta, acolhe o produtor. Isso faz a diferença.”




