Por Paulo Vitor Costa
A Cooperativa Agropecuária Mista de Piracanjuba (Coapil) realizou mais uma edição da Premiação de Qualidade do Leite, reconhecendo o empenho e o cuidado dos produtores rurais que se destacaram nos principais parâmetros de qualidade: CBT (Contagem Bacteriana Total), CCS (Contagem de Células Somáticas), teor de gordura e proteína.
Atualmente, a Coapil conta com 317 produtores que realizam a entrega diária de leite, contribuindo para manter o padrão de excelência que é marca registrada da cooperativa.
Nesta edição, cinco produtores foram premiados, representando diferentes regiões e histórias que se entrelaçam pelo mesmo compromisso com a qualidade e a melhoria contínua.
Foram premiados:
1º lugar: Cilas de Jesus Pereira, 70 anos, da Fazenda Segredo da Bocaina. “Sou cooperado há mais de 20 anos e é uma alegria muito grande ser contemplado com a premiação pela segunda vez. Sempre priorizamos pela máxima qualidade e esse reconhecimento é prova disso, afirmou.
2º lugar: Osmair Bernardes de Campos, 65 anos, da Fazenda Morro Alto — participa há 40 anos da atividade leiteira e celebra a quarta conquista. “O sentimento é de melhoria sempre, para manter uma boa qualidade”, destacou.
3º lugar: Antônio Emílio Cordeiro Costa, 66 anos, da Fazenda Terra Quebrada, região de São Mateus — produtor há cerca de 40 anos, recebeu a premiação pela primeira vez.
4º lugar: Alvacir Francisca da Silva, 80 anos, da Fazenda Nossa Senhora da Guia, região do Morro Alto — quatro vezes premiada. “O sentimento é muito bom, é de valorização”, afirmou.
5º lugar: Jefferson Brasil Pereira Pouso Alto, 44 anos, da Fazenda Bom Jardim, região Bom Jardim dos Dias — premiado pela primeira vez, ele comemorou: “É gratificante, porque sempre víamos os grandes produtores sendo premiados e agora os pequenos também têm reconhecimento.”
Durante a entrega, a diretoria da Coapil reforçou o compromisso em incentivar boas práticas e apoiar o desenvolvimento dos produtores. “A qualidade do leite que recebemos é resultado direto do trabalho e dedicação de cada produtor. Essa premiação é um reconhecimento justo a quem faz a diferença todos os dias”, afirmou o presidente José Lourenço.
“A iniciativa reforça o propósito da Coapil de seguir investindo em tecnologia, acompanhamento técnico e valorização das famílias cooperadas, garantindo produtos de excelência e fortalecendo a pecuária leiteira regional”, acrescentou Astrogildo Peixoto, vice-presidente.